Os Pais de Margarida (José Medina Gomes Barbosa e  Cristina Augusta Vieira de Vasconcelos)



José Medina Gomes Barbosa nasceu em 1848 na Ilha do Fogo e deve ter falecido pouco depois do nascimento de Margarida Benvinda Vieira Gomes Barbosa, pois a sua mulher Cristina Augusta Vieira de Vasconcelos (com quem casou em 1871 na Ilha Brava)  voltou a casar-se em 1887 com Luis Loft de Vasconcelos. Cristina nasceu em 1855 na Ilha Brava.


Certidão de nascimento de José Medina Gomes Barbosa:

Aos dezanove do mez de Julho de 1848  nesta villa de São Filipe da ilha do Fogo, freguesia de Nossa Senhora da Conceição perante mim Parocho da mesma freguesia compareceu Pedro Alexandrino Barbosa Branco por pessoa do chefe de família João Gomes Barbosa júnior filho legitimo de João Gomes Barbosa e Dona Felizberta Júlia Medina  naturais residentes nesta villa com Dona Constância Augusta Medina filha legitima de Francisco Paula Medina e Dona Margarida Júlia Medina  natural da ilha da Madeira, declarou que a dois de Março ultimo, nasceu da mulher do dito ... um filho que terá de receber agora o baptismo no dia de hoje com o nome de José sendo feita esta declaração ...... na presença de Francisco de Barros sacristão desta villa e João dos Reis Pires júnior natural e residente nesta villa ..... supra foi baptizado por mim solenemente foram padrinhos Pedro Gomes Barbosa (nota irmão de João Gomes Barbosa júnior)  por si procurador e dona Leonarda Barbosa. E para constar fiz este assento que assinarão comigo.



Certidão de nascimento de Sérvulo, irmão de José Medina:


Certidão de nascimento de António, irmão de José Medina:

Certidão de nascimento de Luis, irmão de José Medina:


No registo seguinte trata-se do baptismo de José filho de António Gomes Barbosa e Dona Maria Macedo Barbosa, sendo padrinho João Gomes Barbosa júnior e a coroa de nossa senhora do Livramento sendo portadora da mesma Dona Constância Augusta Barbosa.

Desconhecem-se quem foram os antepassados de Theophilo Joaquim Vieira. Quanto à esposa Kilda Ferreira de Abreu a origem é da Ilha da Madeira.

 

 

A certidão de casamento  de Theophilo e Kilda segue:

 

Nesta certidão datada da Ilha Brava a 7 de Maio de 1845, nota-se a presença do Bispo eleito da Diocese e de José Roberto da Silva tenente coronel, como testemunhas. Os pais de Theophilo eram Manuel Joaquim Vieira e Ritta Consolação Vieira.

a© Joao Schwarz Da Silva 2017