Os pais de José Medina Gomes Barbosa (João Gomes Barbosa Junior e Constança Augusta de Medina e Vasconcelos)


João Gomes Barbosa júnior nasceu na ilha do Fogo em 1821 e casou-se com Constança Augusta De Medina e Vasconcelos  a 16 Maio 1846 na Praia, Santiago, Cabo Verde. Constança nasceu em 1826 na ilha da Madeira.  Não confundir este João Gomes Barbosa com o pai que também se chamava João Gomes Barbosa e que se casou com Felizberta Júlia de Medina e Vasconcelos.


Registo de casamento de Joao Gomes Barbosa e Constancia Augusta Medina e Vasconcelos:



O António acima mencionado , irmão de João Gomes Barbosa júnior, pelos vistos tinha uma escrava Clemência 

O Benjamim acima mencionado , irmão de João Gomes Barbosa júnior, pelos vistos tinha também uma escrava Isabel que aqui aparece como madrinha de Regina.


Outro irmão foi Diniz Gomes Barbosa (ver fotografia), médico, nascido em  S. Filipe e falecido em 26 de Abril de 1906, no Fogo. Médico diplomado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, foi nomeado médico de segunda classe para o Quadro de Saúde de Cabo Verde e por Portaria Régia de 30/Jan/1883, foi nomeado Chefe do Serviço de Saúde de Cabo Verde. Reformou-se com a graduação de coronel-médico em 7 de Julho de 1893. Era Comendador da Ordem Militar de S. Bento de Avis.


Ter escravos nessa altura na ilha do Fogo seria relativamente comum como mostra este registo de Claudina e Esperança ambas escravas de Roberto José Nozolini. contemporâneo de João Gomes Barbosa.



a© Joao Schwarz Da Silva 2018