César nasceu a 18 de Dezembro de 1827 e morreu a 18 de Setembro de 1883 aos 56 anos de idade. Foi Capitão dos Portos da Guiné, comandante do palhabote “Bissau”. Viúvo e residente em Bolama.
Num documento datado de 1880 aparece uma referencia a um Augusto da Silva, proprietário. Será este Cesar Augusto da Silva o pai de Henrique? No mesmo documento aparece o nome de João Augusto da Silva que exerce a profissão de caixeiro. Quem seria este homem?
Faleceu na Ilha Brava em casa do irmão Hanibal (ou Aníbal) José da Silva. Casou-se (curioso que não se encontre o registo de casamento) ou talvez não com Carlota Augusta da Silva e tiveram 5 filhos:
. Henrique Augusto da Silva, Nasceu em 1865 na Ilha Brava e morreu em Lisboa em 1925
· Artur Augusto da Silva que morreu em Bissau em 1897
· Cândida Augusta da Silva nasceu em 1855 na Ilha Brava, casou-se em 1872 com José Sebastião de Senna de quem teve dois filhos
· Olympia Augusta da Silva, nasceu na Ilha Brava em 1860 e casou-se em 1880 com António José Godinho de quem teve 6 filhos
· Leonora Augusta da Silva nasceu na Ilha Brava, casou-se com Sebastião José Teixeira e teve uma filha Carlota Teixeira que nasceu a 12 de Dezembro de 1874. Carlota segundo reza a certidão de nascimento só foi baptizada no dia 25 de Setembro de 1876 por se achar em perigo de vida.
Certidão de nascimento de César:
Certidão de óbito de César:
No livro « A província de S. Tomé e Príncipe e suas dependências, ou, A salubridade e insalubridade relativa das províncias do Brasil, das colónias de Portugal e de outras nações da Europa » aparece uma referencia a César Augusto da Silva como segue :
« Jufunco ou Jafunco, situado no esteiro que da foz do rio de Cacheu conduz ao rio Casamansa, estendendo-se até à costa de Varela ».
Desta povoação e reino tomou posse, para a coroa, em 1869, o governador de Cacheu e dependências, João Carlos Cordeiro, como se vê do seguinte documento :