Os Pais de Henrique (César Augusto da Silva e  Carlota Augusta da Silva)


César nasceu a 18 de Dezembro de 1827 e morreu a 18 de Setembro de 1883 aos 56 anos de idade. Foi Capitão dos Portos da Guiné, comandante do palhabote “Bissau”. Viúvo e residente em Bolama. 

Num documento datado de 1880 aparece uma referencia a um Augusto da Silva,  proprietário. Será este Cesar Augusto da Silva o pai de Henrique? No mesmo documento aparece o nome de João Augusto da Silva que exerce a profissão de caixeiro. Quem seria este homem?


Faleceu na Ilha Brava em casa do irmão Hanibal (ou Aníbal) José da Silva. Casou-se (curioso que não se encontre o registo de casamento) ou talvez não com Carlota Augusta da Silva e tiveram 5 filhos:

. Henrique Augusto da Silva, Nasceu em 1865 na Ilha Brava e morreu em Lisboa em 1925

· Artur Augusto da Silva que morreu em Bissau em 1897

· Cândida Augusta da Silva nasceu em 1855 na Ilha Brava, casou-se em 1872 com José Sebastião de Senna de quem teve dois filhos

· Olympia Augusta da Silva, nasceu na Ilha Brava em 1860 e casou-se em 1880 com António José Godinho de quem teve 6 filhos

·  Leonora Augusta da Silva nasceu na Ilha Brava, casou-se com Sebastião José Teixeira e teve uma filha Carlota Teixeira que nasceu a 12 de Dezembro de 1874. Carlota segundo reza a certidão de nascimento  foi baptizada no dia 25 de Setembro de 1876 por se achar em perigo de vida.


Certidão de nascimento de César:


Certidão de óbito de César:


No livro « A província de S. Tomé e Príncipe e suas dependências, ou, A salubridade e insalubridade relativa das províncias do Brasil, das colónias de Portugal e de outras nações da Europa » aparece uma referencia a César Augusto da Silva como segue :

« Jufunco ou Jafunco, situado no esteiro que da foz do rio de Cacheu conduz ao rio Casamansa, estendendo-se até à costa de Varela ».

Desta povoação e reino tomou posse, para a coroa, em 1869, o governador de Cacheu e dependências, João Carlos Cordeiro, como se vê do seguinte documento : 


a© Joao Schwarz Da Silva 2018