Os pais de Artur Augusto Silva

 

Henrique Augusto da Silva casou-se com Margarida Benvinda Vieira Gomes Barbosa da Silva  (ambos nascidos na Ilha da Brava ela em 1876 e ele em 1865). Os pais de Henrique eram César Augusto da Silva e  Carlota Augusta da Silva e os pais de Margarida eram José Medina Gomes Barbosa e de Cristina Augusta Vieira de Vasconcelos.  

A certidão de nascimento de Henrique:

certidao nascimento henrique augusto silva 30111865

«Aos trinta dias do mes de Novembro mil oito centos e sessenta e cinco nesta igreja matriz de São João Baptista nesta Ilha li os exorcismos e puz os santos oleos a Henrique filho ligº de Cesar da Silva e D. Carlota  Augusta da Silva que nasceu em dez de março deste corrente anno, e foi baptizado em casa precisão pela Parteira Rosa de Santa (sic) e forão P. Henrique José de Oliveira, e D. Rosalia de Senna que tocou a cabeça do baptizado com a croa (sic) de Nossa Senhora servindo de Madrinha e para constar fiz este termo que assigno. Era ut supra».

Henrique viveu durante varios anos viveu no porto da Furna até ao momento em que comprou um terreno e uma parte de um prédio na Achada da Igreja em Nova Sintra.

compra de terreno na brava 2
compra de terreno na brava 3


O texto “traduzido” deste ultimo documento é o seguinte:

 

Conservatória do Registo Predial

Da Comarca de Sotavento, Cabo Verde

Certificado

Bernardo Ferreira Gomes de Pinho, delegado da Comarca de Sotavento Cabo Verde, servindo de conservador de registo predial na mesma comarca,

Certifico que a folhas cento e oito verso do livro Segundo se encontra lançada a inscrição do teor seguinte:

Mil novecentos e dez: Outubro treze. Numero mil quatrocentos e vinte e seis. Fica inscrita a favor de Henrique Augusto da Silva, casado, maior, proprietário, morador na ilha Brava a transmissão do prédio numero sete mil seis centos setenta e seis e um terço do numero sete mil seis centos setenta e sete, descrito a folhas quinze e quinze verso do livro B quarenta e três, que comprou pela quantia de cinquenta mil reis a Sebastião José Godinho, solteiro, maior, daquela ilha, de que foi paga a contribuição de registo, como do talão digo como dos talões que com dois títulos particulares de onze de Agosto de mil novecentos e dez e um de Junho de mil novecentos e oito, procuração a José Roberto da Silva e requerimento ficam arquivados, sendo restituídas duas publicas formas.  Índice pessoal letra H numero cento trinta e nove, a paginas trinta e duas do livro terceiro. Como conservador Bernardo Ferreira Gomes de Pinho.

Certifico mais que as descrições prediais a que a antecedente inscrição se refere, são as seguintes:

Numero sete mil seiscentos setenta e seis na ilha Brava, freguesia de São João Baptista - Prédio rústico de sequeiro medindo duzentos metros quadrados pouco mais ou menos no sitio de Achada da Egreja, confrontando ao norte com Clementina de Jesus Teixeira, sul com herdeiros de Serafim Barbosa e Henrique dos Santos, leste com herdeiros de Ferreira de Abreu, oeste com terreno pertencente a herdeira de Dona Maria Ferreira de Abreu.

Numero sete mil seiscentos setenta e sete na ilha Brava, freguesia de São João Baptista - Prédio urbano de primeiro andar sito na rua Abreu na Povoação que marca ao norte com Clementina de Jesus Teixeira, sul com herdeiros de Serafim Barbosa, leste com caminho e oeste com herdeiros de Dona Maria Ferreira d' Abreu.

E por mais nada constar acerca do registo requerido, mandei passar este certificado que assinei depois de revisto e documentado.

Conservatória de Sotavento na Praia, quinze de Outubro de mil novecentos e dez -  Servindo de Conservador  Bernardo Ferreira Gomes de Pinho

 

Henrique manteve uma residência na Ilha Brava onde nasceram os seus três filhos. Partiu para a Guiné provavelmente em principios de 1911, onde foi comerciante em Farim.  No Boletim Oficial da Guiné de Setembro de 1911 nota-se a compra de um terreno em Farim:

Henrique compra terreno em Farim

 

 Vista de Farim:

Farim do outro lao do rio

 

Ja em Maio de 1911 tal como o refere o Boletim Oficial da Guiné Henrique Augusto Silva é mencionado como fazendo parte dos maiores contribuintes da Guiné.

Maiores contribuintes da Guine

 

Muito provavelmente Margarida vinha à Ilha da Brava cada vez que tinha um filho pois as condições de clima na Brava eram muito mais suportáveis do que na Guiné. Em 1914 foi nomeado administrador substituto de Farim. Há noticias que também foi presidente do júri de exame dos alunos de instrução primaria de Farim (Escola oficial do sexo masculino, contava com 7 alunos).  

No Anuario da Provincia da Guiné de 1925:

capa anuario guine 1925


 

O nome de Henrique Augusto Silva aparece como agricultor e comerciante em Farim:

henrique augusto como agricultor


 

Nesse mesmo anuario o autor relata uma viagem sua até Farim:

Screen Shot 2018-01-13 at 15.37.49
Screen Shot 2018-01-13 at 15.38.14

 

 

Em Março de 1925 publica um aviso no Boletim Oficial relativo à sua ausencia na metrópole:

Henrique Silva ausenta-se para a metropole

 

 

Também em Março de 1925 é publicado  no Boletim Oficial um pedido relativo à concessão de um terreno a Josefa Gomes Vieira:

concessao de terreno a josefa vieira
Henrique Augusto silva presidente do juri em 1914
Nomeaçao de Henrique Augusto silva como administrador em Farim

 


Faleceu no dia 9 de Dezembro de 1925 em Lisboa onde se encontrava em tratamento. 

registo de obito Henrique Augusto silva 1925


Em 1926, no tribunal da Comarca de Bissau teve lugar o julgamento referente à herança de Henrique Augusto Silva, em presença de Cristina (irmã de Artur) já casada nessa altura com Augusto Pereira Brandão. O Tribunal foi presidido por Manuel Marques Mano que foi mais tarde (1938-1939) Governador de Angola e que teve como secretario Artur Augusto Silva.

herança de henrique augusto silva

 

Vistas de Bissau antes de 1925:

bissau casa comercial 1925


Bissau Ponte Caes
Bissau Residencia do governador
Bissau rua principal
Bissau novo mercado
Bissau Panorama
Bissau edificio destinado a residencia de oficiais
Bissau um hotel em construçao
Bissau consulados francez e belga
Bissau edificio do correio e alfandega


a© Joao Schwarz Da Silva 2017