César Gomes Barbosa (Irmão de João Gomes Barbosa)

César Gomes Barbosa, que nasceu na Ilha do Fogo,  irmão de João Gomes Barbosa, nasceu em 1829, casou-se com Ana Barbosa Teixeira. Viveram em Bissau na Guiné . No dia 9 de Julho 1871 Ana, deu à luz João Gomes Barbosa no Brigue ligeiro quando de uma viagem para Cabo Verde.

Não confundir com o homónimo César Gomes Barbosa (que nasceu em Bissau a 25 de Fevereiro de 1857), filho de Pedro Gomes Barbosa que era irmão de César Gomes Barbosa e que faleceu em 1932 Este sobrinho de César foi  médico. Casou-se 2 vezes; a 1ª com Guilhermina Caldeira, de quem ficou viúvo; a 2ª com Ester Caldeira Lopes, natural de Portugal, filha de Júlio Ferreira Lopes e de Cristina Silveira Caldeira. Médico diplomado pela Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa, foi nomeado médico de 2ª classe para o Quadro de Saúde de Cabo Verde pelo Decreto de 30/Jul/884, e pelo Dec. de 10/Abr/891, foi promovido e nomeado chefe do Serviço de Saúde da Guiné e que em 1896 partiu para a Índia, como inspector dos serviços de saúde e director da Escola Medico Cirúrgica de Goa. Foi governador interino da Guiné e também foi Vice-rei da Índia, nome dado aos Governadores-gerais do Estado Português no tempo da monarquia. Foi ainda Director dês Hospitais Civis e Militar de Pangim. Reformou-se com a graduação de tenente-coronel-médico em 4 de Dezembro de 1902. Ao longo da sua carreira recebeu várias condecorações: Comendador da Ordem Militar de Cristo; Oficial da Ordem Militar de S. Bento de Avis; Oficial da Ordem Militar de Cristo; Oficial da Ordem da Torre e Espada; medalha de prata de comportamento exemplar; medalha de oiro de serviços distintos no Ultramar e a medalha de Ouro da Rainha D. Amélia.


Um outro irmão de João Gomes Barbosa júnior foi Pedro Gomes Barbosa que aqui declara o nascimento de um seu filho César:

 

Uma outra irmã de João Gomes Barbosa júnior foi Leonarda Júlia Barbosa que aqui declara o nascimento de José.



a© Joao Schwarz Da Silva 2017